sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dom Casmurro - UMA ESTRELA CASMURRA

" e aqui dou a Matéria à meditação dos Psicólogos deste e de outros
Continentes, pois, não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a
acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo".
Machado de assis.
O livro intitulado "Uma Estrela Casmurra" focaliza a obra machadiana Dom Casmurro à luz da psicologia. A proposta é mostrar que o gênio da literatura brasileira já estava na vanguarda dos estudos dos comportamentos humanos (transtotnos de personalidade e desvios de comportamentos).
Na época de Machado de Assis ainda não existia a Psicologia, mas muitas coisas já se respondiam através da ciência, e já haviam sido plantadas as raízes da psicologia com Descates , John Locke e foi por conta do empirismo que se chegou à metodologia científica.
Em 1879 surge na Alemanha o primeiro laboratório para se estudar a ciência da psicologia, plena e independente, com Wilhem Wundt.
Em 1892 foi criada a Escola Estruturalista, nos Estados Unidos da América (EUA), tendo à frente Wilhelm Wundt e Edward Bradfort . Definindo a psicologia como experiência humana, estudada do ponto de vista da pessoa experiente. Adotava o método da intrspecção. O objetivo era conhecer a estrutura da mente, investigar: "o que", "o como" e "o porquê" da experiência ou consciência, separando corpo/mente, afetos, etc.
Em 1896 surge a Escola Funcionalista de John Sewey, Willian James e WoodWorth. Esta agora se opunha aos métodos da Escola Estruturalista, e vai verificar os processos mentais.
Em 1895 Freud já está avançado com os métodos psicoterapêuticos trabalhando os o inconsciente, o ato falho, os problemas referentes a infância, ao consciente, narcisismo, etc.
Por tudo isso que coloco acimavem à certeza que Machaddo de Assis já estava também, aqui no Brasil, preparando algo do gênero. O seu livro Dom Casmurro está estruturado com todos os requintes de um bom observador da mente humana. Machado de Assis estava na vanguarda aqui no Brasil, diferentemente dos seus contemporâneos. Não foi compreendido. E não se compreendendo o objetivo de seu trabalho, vai ficar conhecido por "o bruxo do Cosme Velho". Apenas por não ser compreendido, repito, a nossa estrela maior recebe um tratamento indigno de uma estrela. Temos um dos mais talentosos representantes da nossa literatura, não compreendido, que vai ser tratado com um peso e duas medidas: um inteligente, um bruxo.
A obra machadiana Dom Casmurro deve ser vista como um trabalho preparado para psicológos. Não pode ser de outra maneira. O objetivo de Machado de Assis foi preparar um trabalho sobre o comportamento humano.
O ENREDO DO "DOM CASMURRO:
Machado de Assis elaborou seu trabalho colocando como personagens o casal Pedro e Glória, ainda recémcasados que perdem o seu primeiro filho (nasceu e logo morreu), motivo de grande desgosto para a família que se inicia. Mas a Dona Glória engravida novamente, e vem outro menino, que fica vivo. O segundo filho será motivo de grande alegria para aquele lar. Esse filho vai chamar-se Bentinho. Esse é o início de toda a história: o nascimento de Bentinho.
Depois Machadod de Assis vai retirar o pai de Bentinho do convívio da família, quando o Sr. Pedro passa a residir na cidade (agora vai dedicar-se ao senado federal). Vai pouquíssimas vezes em casa, e Bentinho devido a esse afastamento, lembra pouco da fisionomia do pai. O Sr. Pedro morre, Bento fica órfão.
Entra para a vida de Bentinho uma espécie de pai substituto: José Dias. bento não gosta.
E por que machado de Assis vai trabalhar a história assim? - Para mostrar a formação da personalidade do menino. Distante do pai natural Bentinho vai sofrer a interdição de uma outra pessoa, com a anuência da própria mãe. Dona Glória vai deixar Bentinho sob os cuidados de José Dias.
Entram outros personagens para a história, são os parentes da Dona Glória. E todos dão opinião na vida do garoto.
Machado de Assis também coloca Capitulina (Capitu) na vida de Bentinho. Mas a garota vai sendo rejeitada pela Dona Glória que prometeu bentinho para o Seminário, e por José Dias que fica vigiando as crianças com a finalidade de afastá-los para que a promessa seja cumprida. Afinal Bento tem que ser padre.
Por isso Bentinho vai contando o que escuta em casa a Capitu e vai se tornando uma pessoa amargurada. Vai tornar-se um neurótico. E como ele transferiu seus problemas para Capitu, a mesma vai afastar-se dele. Criam-se assim as duas crianças com problemas que, mais tarde, vai tornar-se em neurose. Bento vai se apegar demasiadamente a Capitu e a menina vai sentir-se incomodada. Rejeita Bentinho.
São tantas as interdições que Capitu vai abandonar o afeto de Bentinho e vai tornar-se uma jovem problemática. Capitu também vai tornar-se uma portadora de um desvio de personalidade, tendendo ao homossexualismo.
Machado de Assis trabalha todos os personagens com desvios de personalidade e dos comportamentos chegando-se às patologias, que serão e xplicados à luz da psicologia. Todos os ingredientes colocados nos personagens da obra Dom casmurro têm o intuito de demonstrar como se dá a formação da personalidade humana: a origem das frustrações, dos traumas, ansiedades e assim por diante.
O Dom Casmurro é um verdadeiro documento para ser estudado dentro da área da psicologia.
Dos dezoito personagens da obra citada, dezesseis são portadoras de desvios de comportamento (paranóias, esquizóides, antessocial, borderline, narcisismo, entre outros).
Machado de Assis, uma das brilhantes da nossa literatura brasileira e conhecido universalmente, precisa ser lembrado como um dos precursores da psicologia. Seus tabalhos devem ser vistos com o objetivo proposto pelo próprio.
" - Lembrou-me escrever um livro: Jurisprudência, filosofia e política. Depois pensei fazer Histórias de Surbúbios". "... e aqui dou Matéria á meditação dos psicólogos deste e de outros Continentes..." Machado de Assis.
Machado de Assis nada escreveu de sobrenatural. Infelizmente não foi entendido e recebeu um tratamento tão vulgar: " o bruxo do Cosme Velho".
Espero que a Nossa Estrela Maior seja vista como "Estrela, a nossa grande Estrela".
Verluce

Nenhum comentário: