sábado, 30 de janeiro de 2010

"DOM CASMURRO À LUZ DA PSICOLOGIA"

"... e aqui dou Matéria à meditação dos Psicólogos deste e de outros Continentes, pois, não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo". Machado de Assis.

O livro intitulado "UMA ESTRELA CASMURRA" focaliza a obra machadiana Dom Casmurro à luz da psicologia. A proposta é mostrar que o gênio da literatura brasileira já estava na vanguarda dos estudos dos comportamentos humanos (transtornos de personalidade e desvios de comportamentos).
Na época de Machado de Assis ainda não existia a Psicologia, mas muitas coisas já se respondiam através da ciência, e já haviam sido plantadas as raízes da psicologia com René Descartes (1596-1650), John Locke (1632-1704), e foi por conta do empirismo que se chegou à metodologia científica.
Em 1879 surge na Alemanha o primeiro laboratório para se estudar a ciência da psicologia, plena e independente, com Wilhelm Wundt.
Em 1892 foi criada a Escola Estruturalista (EUA) tendo à frente Wilhelm Wundt e Edward Bradfort. Definindo a psicologia como experiência humana, estudada do ponto de vista da pessoa experiente. Adotava o método da introspecção. O objetivo era conhecer a estrutura da mente, investigar: "o que", "o como" e "o porquê" da experiência ou consciência, separando corpo/espírito, afetos, etc.
Em 1896 surge a Escola Funcionalista, de John Dewey, Willian James e Woodworth. Esta agora se opunha aos métodos da Escola Estruturalista, e vai verificar os processos mentais.
Em 1895 Sigmund Freud já está avançado com os métodos psicoterapêuticos que se funda essencialmente (embora não exclusivamente) na interpretação das resistências e da transparência; na teoria da conduta e da personalidade normais e patológicas, baseada nas elucidações teóricas dos dados do tratamento psicanalítico.
TÉCNICAS:
a) livre associação - inspirada no princípio de associação verbal;
b) interpretação metódica - dos dados livrimente comunicados pelo analisado.
Freud vai trabalhar: interpretação dos sonhos, evolução das teorias sobre neurosos causadas por traumas sexuais, complexo de Édipo. Ainda trabalha o inconsciente, o ato falho, os problemas referentes a infância, ao consciente, o narcisismo, medos, ansiedades, recalques, reistência, transferência, etc.
Em termos cronológicos, a psicanálise se entrecruza com as outras escolas de pensamento psicológico.
Por tudo isso colocado vem a certeza que Machado de Assis já demonstrava grande capacidade intelectual que o levou a interessar-se pela abordagem científica do conhecimento. Resolveu escrever um livro abordando "problemas comportamentais do ser humano". Aqui no Brasil estava Machado de Assis na vanguarda do estudo comportamental das pessoas. Preparou um livro do fênero, por estar bem estruturado na matéria. O livro Dom Casmurro revela todos os caminhos e tendências de um perfeito analista dos comportamentos humanos.
Machado de Assis não foi compreendido, e não sendo compreendido vai ficar conhecido como "um bruxo" - " o bruxo do Cosme Velho".
É lamentável que uma das nossas estrelas da literatura receba um tratamento tão vil, tão indigno de uma Estrela.
O ENREDO DO DOM CASMURRO:
Machado de Assis elaborou o "DOM CASMURRO" colocando como personagens o casal Pedro e Dona Glória recémcasados, que perdem o seu primeiro filho (que nasceu e logo morreu), motivo de um grande desgosto para a família que se inicia. Mas logo a Dona Glória engravida e vai dar luz ao Bentinho que fica vivo e vai crescendo com saúde. Este o princípio da história.
Machado vai trabalhar a personalidade de bentinho, retirando o pai do garoto da cena. Morre o Sr. Pedro.
Já estava junto da família o Sr. José Dias, que depois do falecimento do Sr. Pedro fica cuidando de Bentinho (com a anuência da Dona Glória). E José Dias começa a interferir na vida do garoto. O menino não gosta desse pai substituto (o Agregado).
Entra Capitu para a vida de Bentinho. Ótimo. Mas José Dias não gosta da menina e começa interferindo mais e mais na vida de bentinho. Quer afastar as crianças a qualquer custo. Afinal, está de acorddo codm a Dona Glória que tem uma promessa de meter Bentinho no seminário.
Diante disso Bentinho vai nutrir uma raiva pela mãe ( Bentinho não quer ser padre para ficar distante de capitu) e fica com raiva também de José Dias.
Foi assim que Machado de Assis iniciou a sua história. O afastamento de Bentinho e de Capitu vai gerar nas crianças uma comportamento desviante (em um causa neurose obsessiva e em outro conduz a histeria).
Entram mais outros personagens (criados por Machado de Assis). Cada um deles vai mostar um comportamento desviante tal sejam: paranóide, antessocial, narcisista, dependente, esquiva, e assim sucessivamente.
A obra machadiana é excelente para estudo de comportamentos humanos.

Nenhum comentário: